top of page

2023 em movimento

ATOS NAS AGÊNCIAS


Muitas atividades foram realizadas durante o ano nas agências bancárias para cobrar melhores condições de trabalho, espaço adequado, denúncia de metas abusivas, demissões desenfreadas nos bancos e defesa dos Planos de Saúde.


LUTA CONTRA O PL 18459


Se teve uma luta que foi marca de 2023, foi a da defesa da segurança nos bancos. Contra o Projeto de lei 18459, de autoria do vereador Katumi, o Sintrafi esteve desde abril em diálogo com os vereadores, com a prefeitura, Procon e Ministério do Trabalho, mostrando os riscos para a população da aprovação dessa lei que desobriga as agências de Florianópolis de terem portas de segurança. Atos lúdicos foram realizados em diversas agências e a população se mostrou contrária a este projeto. Apesar de toda mobilização, o PL foi aprovado e sancionado no final do ano pelo prefeito Topázio. Mas a luta ainda não acabou, o sindicato prepara uma grande campanha de denúncia a todos que foram coniventes com a insegurança bancária.


SAÚDE DO TRABALHADOR


A pauta da saúde do trabalhador foi uma importante luta em 2023. O sindicato realizou um ato lúdico nas agências para denunciar a pressão das metas na saúde mental da categoria, fez também uma panfletagem da cartilha sobre a prevenção do suicídio e participou de diversas reuniões a respeito da saúde dos bancários e bancárias.


ASSEMBLEIAS, CONFERÊNCIAS, CONGRESSOS E REUNIÕES


Para fazer a luta é importante estar organizado e unido. 2023 também foi marcado pela participação do Sintrafi na Conferência Nacional dos Bancários, no Congresso da CUT e no Congresso da Fetrafi/SC.


CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE


2023 também fica marcado por campa-nhas de arrecadação de absorventes e parceria com a AVOC no Outubro Rosa, com compra de camisetas da Associação e distribuição para todas as bancárias filiadas.


CONFRATERNIZAÇÕES


Se teve luta, teve também união e confraternização. O Sintrafi realizou encontro dos aposentados, o tradicional Arraiá, com muita comida e atrações culturais, a famosa Feijoada dos Bancários que reuniu mais de 500 trabalhadores e familiares, e realizou mais uma edição do Campeonato de Fut7 com várias equipes das

agências da região.


APOIO À CULTURA


O sindicato também ofereceu espaço para a cultura, com apoio financeiro e estrutural para a exposição “Por um Mudo Melhor” do bancário Hideraldo dos Santos e apoiou e divulgou a peça de teatro “A farsa do advogado

Pathelin”.







コメント


bottom of page