A importância da democracia, da soberania nacional e da independência do Brasil
- WilFran Canaris
- 23 de set.
- 2 min de leitura

Em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, trabalhadores se mobilizaram em todo o país como forma de resistir às tentativas da extrema direita de sequestrar a data com suas pautas fascistas e as recentes medidas adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre as exportações de produtos brasileiros, consideradas um ataque direto contra a economia e as instituições nacionais.
Em Santa Catarina, a classe trabalhadora se uniu aos movimentos populares em um só grito de resistência e esperança para defender a soberania nacional, a democracia e um país livre da interferência estrangeira e das investidas da extrema direita.
Com o lema: “7 de Setembro do Povo – quem manda no Brasil é o povo
brasileiro”, a mobilização pautou causas urgentes como a luta por justiça tributária, o fim da escala 6x1, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a rejeição a qualquer anistia aos golpistas que atentaram contra a democracia e a defesa das riquezas nacionais.
Mais uma vez, o Sintrafi Floripa esteve presente nas ruas reafirmando a importância da democracia, da soberania nacional e da independência. A direção da entidade sempre esteve e seguirá ao lado dos trabalhadores, principalmente neste momento de extrema importância, em que vemos, através dos noticiários, as investidas de interferência externa no judiciário brasileiro, que julga, com toda a sua necessária autonomia, um processo de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
A direção do Sintrafi ressalta que a soberania nacional, agora mais do que nunca, é fundamental para que nossas instituições tenham a autonomia necessária para trabalhar.
Nosso país é soberano para decidir seus rumos. Não podemos aceitar
interferência, seja do país que for, seja de qualquer instituição internacional. É preciso respeitar o povo brasileiro, a soberania do nosso país e as instituições
brasileiras para que possam agir com a sua necessária independência. Essa é a nossa bandeira!
Comentários