Sindicato cobra do vereador Katumi justificativas sobre a origem do projeto e seu argumento para defender a diminuição de segurança nas agências bancárias de Florianópolis
O Projeto de Lei 18.459 já está apto para ser votado na Câmara de
Vereadores de Florianópolis. Sem ter o apoio da população e sem ouvir os trabalhadores de bancos, o vereador Katumi elaborou esse projeto que tramita na casa legislativa de Florianópolis desde junho de 2022. O PL já foi aprovado em duas Comissões e aguarda a votação em plenário com todos os vereadores.
O Sintrafi Floripa tem se posicionado contrário a retirada das portas de segurança, por entender que irá expor toda a população aos assaltos e violências. Recorrentemente o sindicato tem procurado o vereador propositor do PL, o Katumi, para estabelecer um diálogo e entender os argumentos que levaram o parlamentar a protocolar um projeto que afeta a segurança de
funcionários e clientes dos bancos.
“Já procuramos diversas vezes o vereador, pois temos interesse em dialogar com ele sobre as justificativas que ele apresentou para aprovação do Projeto.
Entendemos que o vereador Katumi desconhece a rotina bancária e precisa conversar com quem está cotidianamente nos bancos e será afetado drasticamente pela retirada da obrigatoriedade das portas de segurança”, destaca Cleberson Eichholz (Presidente do Sindicato) que ainda ressalta que publicamente o vereador não tem se pronunciado quando foi procurado pela imprensa e não ocupou em nenhum momento a tribuna da Câmara de Vereadores para defender o PL.
Marco Silvano, coordenador da Fetrafi-SC, explica que a tentativa de reduzir a segurança nos bancos é uma proposta frequente nas mesas de negociação da Fenaban, que se utiliza de dados de redução de assaltos como argumento para
retirar as portas. “É preciso compreender que só houve essa redução porque as agências hoje possuem um forte esquema de segurança, porém, mesmo com este aparato, ainda temos casos de assaltos e até vítimas em bancos de todo o país”, explica Marco.
Projetos semelhantes ao apresentado em Florianópolis, tramitam ou tramitaram em outras Câmaras de Vereadores de todo o país. O caso mais recente foi na capital gaúcha, onde a proposta de retirar as portas de segurança foi protocolado 11 dias antes do projeto dar entrada em Florianópolis.
“O que percebemos é uma ação casada em diversas cidades que visam destruir as legislações locais que garantem aparatos de segurança nas agências. Por isso nossa insistência em falar com o vereador Katumi e entender quais as justificativas e de onde partiu esse interesse em expor a vida dos funcionários e clientes dos bancos, sem sequer ouvir o que pensa a população e os trabalhadores que moram na cidade”, afirma Cleberson.
O Sintrafi Floripa tem feito uma campanha junto com a Fetrafi/SC e tem ouvido a opinião da sociedade sobre este projeto. Em conversa nas ruas, os moradores são unânimes a reafirmar “Segurança não se reduz, se amplia!”. O Sindicato segue mobilizado e na busca da derrubada deste projeto que põe em risco a segurança da população!
Confira mais em: https://www.instagram.com/reel/CxfezZSgIOT/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
コメント