Mais de 800 mil pessoas morreram por suicídio no mundo no último ano, o que equivale uma morte por 40 segundos. No Brasil este número chega a 13,5 mil pessoas por ano, sendo um dos poucos países que tem apresentado aumento nesse tipo de morte, cerca de 7% nos últimos 10 anos, enquanto a média mundial caiu 10% no mesmo período. Em Santa Catarina, de acordo com o Boletim Epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde, durante o período de 2017 a 2021, foram notificados 3.888 casos, chegando a 13,2 mortes cada 100 mil.
A tentativa de suicídio é a expressão de um processo de crise que se desenvolve de forma gradual. Intervir precocemente na situação, envolvendo a pessoa e sua rede de relações, é uma estratégia de prevenção de suicídio.
Quando não discutimos o tema do suicídio, ou discutimos de forma irresponsável, permitimos que os tabus e desinformações vigentes se mantenham intactos e sejam reforçados através do silêncio.
Por isso, o Sintrafi Floripa junto com a Fetrafi-SC, trouxe este tema para o debate e organizou uma cartilha que traz dados e formas de como ajudar os colegas e identificar pessoas que estão passando por essa situação.
Comments