top of page

Pagamento da PLR é fruto da Luta do Movimento Sindical


Durante os últimos meses a maioria dos bancários e bancárias de todo o país receberam a sua parcela da Participação dos Lucros e Resultados, o PLR. Fruto de muita luta do movimento sindical, a PLR tem impacto direto na renda do trabalhador.


O debate da PLR começou nos anos 90, na busca dos sindicatos para aplicar o modelo já existente em países desenvolvidos. Em 1994 foi aprovada a legislação que garantia a PLR aos trabalhadores. Em 1995 os bancários passaram a ser a primeira categoria a garantir o pagamento do benefício.


Após essa conquista, o debate seguiu na busca de aprimoramento e garantia que todos recebessem. Em 2003 um avanço importante nas negociações fez com que os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa também tivessem direito a PLR.


Esse direito é mais um exemplo da força da coletividade e da organização sindical, mas que ainda precisa de muita resistência para garantir a manutenção e até aumento dos percentuais. Por isso a importância dos Sindicatos organizados em Federações estaduais e representados pela Confederação nacional da categoria, que são instrumentos de luta dos trabalhadores.

Comentários


bottom of page