As eleições e o nosso papel enquanto cidadãos

Atualizado: 8 de nov. de 2022

O resultado do processo eleitoral pode significar mudanças substanciais na vida de todos os brasileiros. Se as diferenças entre os projetos de sociedade em disputa não forem compreendidas em sua totalidade, enfrentaremos ainda mais dificuldades no futuro.

Precisamos escolher o lado que representa a luta permanente da sociedade brasileira pelos avanços sociais, pela ampliação dos espaços de participação popular, pelo reconhecimento da nossa diversidade, pela democratização do acesso às oportunidades e ao progresso econômico. Importante ressaltar que, além dos votos majoritários para presidente e governador, elegeremos senador, deputados federais e estaduais.

O senado e a câmara Federal formam o Congresso Nacional, que é responsável pela elaboração das leis que, nos últimos anos, tiraram muitos de nossos direitos; os deputados estaduais têm a mesma responsabilidade nas assembleias legislativas estaduais. Reconhecer a importância e responsabilidade de cada um neste momento faz parte do papel dos dirigentes, de cada militante sindical, de cada trabalhador.

Muito mais do que fazer política partidária, nossa obrigação como cidadãos exige que atuemos além dos restritos limites da luta corporativa. E, se acreditamos num mundo melhor, mais justo para nossos filhos e netos, não podemos nos omitir. Afinal nossa luta é permanente!