top of page

É preciso enxergar além da questão financeira

A Campanha Nacional dos Bancários deste ano foi exaustiva e complexa. De um lado, os bancos querendo retirar direitos e, de outro, muita desinformação criando dúvidas na categoria. Isso resultou em duas rejeições na base do Sintrafi Floripa: no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.


Em relação ao Banco do Brasil, após aprovação do ACT em grande parte do país, uma nova avaliação foi feita que resultou na aprovação em um segundo momento. No que se refere à Caixa, após o recuo de uma série de direitos sendo atacados na redação do ACT, os empregados aceitaram a nova proposta.


Apesar disso, a categoria conseguiu manter uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que prevê, tanto para 2024 como para o próximo ano, um reajuste acima da inflação. O Sintrafi avalia que está muito abaixo do que os bancos poderiam pagar diante da alta lucratividade que o setor financeiro tem em nosso país.


No entanto, o que estava em jogo não era apenas o reajuste. O sindicato considera que a manutenção da CCT em todos os seus aspectos é fundamental diante da precarização do trabalho em que, infelizmente, a maioria da classe trabalhadora brasileira está submetida hoje em dia, a uma relação informal ou mesmo de pessoas jurídicas desprovidas de qualquer tipo de garantia de direitos.


Manter uma CCT que faz com que todos os bancários do Brasil tenham os mesmos direitos é, sim, uma conquista a cada ano em que este Acordo é renovado. A manutenção da mesa única também é uma ferramenta imprescindível porque todos sabem que, dependendo dos governos, por muitos anos, nos bancos públicos, por exemplo, sequer houve reajuste salarial.


Portanto, a avaliação do Sintrafi, neste momento, é de que sim, a proposta aprovada traz avanços porque mantém a Convenção Coletiva, bem como mantém a unidade da categoria neste ACT e recompõe a inflação com um pouco de aumento real. Sem falar que os acordos deste ano são melhores dos que aqueles firmados em 2020 e 2022, quando os bancos impuseram um reajuste abaixo da inflação.


Mas, afinal, quais foram os avanços e conquistas da CCT 2024?

Além do reajuste econômico, a categoria obteve alguns avanços na Convenção Coletiva de Trabalho. Veja, no quadro abaixo, os avanços conquistados na Campanha Nacional deste ano:


Opmerkingen


bottom of page